quinta-feira, 21 de maio de 2015

Laços

Laços
Tig Vieira
Brasil, 2015


Laços


Número de jogadores: 2 a 6

Objetos:
Fita de cetim vermelha. A extensão dela será a marcação do tempo de jogo. Sugere-se algo entre 30 metros e 100 metros, dependendo da quantidade de personagens.

Mecânica:
Os personagens se reúnem no centro, com o rolo de cetim em mãos.

Começa uma trilha sonora que evoque esperança, alegria.

O primeiro personagem faz um nó, prendendo a ponta dele em alguma parte de sua roupa. A partir daí, ele deverá dizer uma frase positiva, breve, para qualquer um dos outros personagens. Pode ser uma lembrança, um elogio, um projeto que estejam fazendo juntos, pode comentar algo que ama naquele personagem, fictício ou real. Algo como: “Você se lembra quando passávamos a noite toda jogando videogame na sua casa?”, ou “Adoro a maneira que aparecem covinhas no seu rosto quando sorri”.


Ao falar, o laço deve estar em movimento, ligando os dois personagens de alguma forma. Ao terminar, o rolo é passado para o personagem que recebeu os elogios, e deve, conforme seus membros permitirem, procurar outro personagem, e fazer a mesma coisa com ele. O rolo deve passar para todos os jogadores antes de voltar ao original, e daí continuar, até que algum jogador encontre a outra extremidade da fita.

A trilha sonora é cortada, bruscamente. Apenas silêncio permanece na sala. Durante esse silêncio, todos devem permanecer imóveis, pelo tempo que for necessário. Então uma música cacofônica começa a tocar.

Nesse momento, o personagem que estiver com a outra extremidade do laço deve começar a tentar se soltar do emaranhado, porque ele tem motivos para isso. Se lembrou daquela discussão que teve com o personagem que precisa desenrolar, uma dívida não paga, o barulho irritante que faz quando mastiga. Ele deve dizer isso claramente para o personagem, enquanto tenta se soltar: “Sua arrogância é insuportável”, ou “Eu não aguento a forma que você se faz de surdo quando lhe convêm”.

O rolo, caoticamente, começa a andar de mão em mão, tentando desfazer os laços, enquanto que as pessoas tentam se afastar como podem, sem forçar, aquilo que ainda existe entre elas. Conforme elas se tornarem livres, viram as costas e abandonam o ambiente, sem olhar para trás, até que o laço sobra na mão do primeiro personagem, que permanece em silêncio até desatar o nó inicial. Então o jogo acaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário