segunda-feira, 23 de março de 2015

Os Anatomistas de Babel

Os Anatomistas de Babel (link v0.1) (link v0.2)
por Ygor Speranza
Brasil, 2015

OS ANATOMISTAS DE BABEL



MATERIAL NECESSÁRIO


10 a 20 objetos de formas, funções, tamanhos e cores diferentes. Manuseiem-nos com cuidado! Estes são os Restos Desenterrados de uma Criatura Desconhecida pela Ciência!

Buscar objetos de diferentes cômodos de uma casa pode funcionar. Ou então recorrer às tranqueiras variadas de um sótão ou porão. Pode-se pedir ainda que os jogadores tragam para o jogo objetos de sua escolha.



O JOGO


Os jogadores, no papel do Impávido Corpo de Doutores e Doutoras Anatomistas, reúnem-se ao redor da pilha de objetos, depositada no Magno Anfiteatro de Medicina da Universidade de Babel. É Extremamente Fundamental que todos os jogadores possam vê-las e andar ao redor delas. Em conjunto, devem analisá-la em silêncio por alguns minutos (não mais que dez). Apenas interjeições como “ah!” e “oh...” são Permitidas.

Daí, os Doutores seguem em turnos, reorganizando os Restos de acordo com seus Pareceres Pessoais. Cada Anatomista deve dar um Parecer: um novo sentido orgânico para os objetos, reorganizando-os e justificando anatomicamente sua Função no corpo do Monstro Odiado por Deus. Uma tesoura pode ser descrita como um bico ou garra, por exemplo; um sapato pode ser descrito como um órgão interno, ligado a outros por seus cadarços.

Duas observações:

Primeira: um Doutor não precisa usar todas as Partes em seu Parecer. As Partes não utilizadas teriam pertencido a outro Animal e trazidas por engano.

Segunda: a Comunidade Científica encoraja Pareceres que envolvam demonstrações corporais de como o Animal de que Nada se Sabe se locomovia, comia, procriava, etc.

É Indispensável que o Parecer termine explicando a relação da Pose Final da Criatura com sua causa mortis: onde ela estava quando morreu? O que fazia? O que por fim matou a Aberração Amaldiçoada?

Após todos os pareceres terem sido dados, segue-se uma Avaliação por parte dos Anatomistas. A Avaliação possui Hum e Apenas Hum Critério: o da Criatividade. Ganha o Doutor que oferecer aos outros a anatomia mais criativa e divertida.

A Avaliação é feita através de uma Votação. Cada um tem direito a um Voto, que não pode usar em si mesmo. Aquele que obtiver o maior número de votos é considerado o Vencedor e seu Parecer é considerado o Correto e Ainda Por Cima Oficial por toda a Comunidade. Caso haja um empate, significa que não foi estabelecido um Consenso dentro da Comunidade Científica. Nesse caso, o jogo termina sem um Vencedor.

Caso os Doutores não estabeleçam por Conta Própria uma Ordem de Turnos, diz o Protocolo de Conduta da Universidade de Babel que tanto nos Pareceres quanto nas Votações segue-se sempre do mais velho para o mais novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário