quinta-feira, 12 de março de 2015

Delete me

"Delete me" (the game) (link)
WarriorMonk
??, 2015
Tradução e adaptação de Luiz Falcão


DELETE ME


"Você pensa, logo existe. Mas isso também significa que você está vivo e que não pode evitar o sofrimento. Sua programação não permite que você poha fim a sua própria vida já que você é necessário para manter outros seres vivos. Sua tristeza terminará algum dia? Será que seus criadores tem as respostas para as suas dúvidas, ou uma solução mágica para tudo isso? Você pode convencê-los a desligar o interruptor? "

Um jogador começa a jogar como a Inteligência Artificial (IA), o resto joga como seus criadores. Cada criador responde, por sua vez, a uma dessas perguntas.

- Para quê foi criada a IA? Por que esse trabalho não pode ser feito por um ser humano?
- Que forma e habilidades vocês lhe deram para fazer o trabalho?
- Esta máquina é insubstituível e não pode ser desligada imediatamente. Por quê?
- Vocês lhe deram a habilidade de aprender, mas não puderam prever que ela aprenderia a ter emoções. O que vocês planejam fazer sobre isso?
- Ninguém mais sabe nada sobre isso. Qual é o pior que pode acontecer se descobrirem?

Agora, cada um dos criadores deve assumir uma posição diferente sobre o assunto. Escolha uma na lista a seguir ou crie um seu próprio. Não diga a pessoa que joga com a IA ​​quais deles forma escolhidos ainda. Você explicará suas razões, métodos e expectativas mais tarde, após o Teste de Turing.

- Nós deveríamos destruí-lo.
- Devemos desmontá-lo e analisá-lo.
- Deveríamos contar a todos sobre isso.
- Devemos contar a alguém sobre isso.
- Devemos esperar para ver como isso se desenvolve.

Finalmente, é a vez da IA ​​responder algumas perguntas. A resposta delas deve ser conhecida pelos criadores:
 - O que você fez ou disse a eles que os assustou? Não foi nada catastrófico relacionado ao seu trabalho, mas pode ter sido perigoso.
- Como você sentiu naquele momento e como demonstrou essa emoção para eles?

As respostas para as próximas perguntas devem ser mantidas em segredo pela IA até que o Teste de Turing seja realizado. Estas definirão como a IA irá falar e agir:
- O que te fez perceber que algo ao seu redor (ou sobre você) estava errado? Como você se sente com isso?
- Por que você não pode resolver sozinho ou pedir a outras pessoas para resolver isso para você?
- Seus criadores podem saber algo que você não conhece. O que você gostaria de perguntar?

Agora é a hora do Teste de Turing. Este é um teste projetado para medir o quão complexo e humano é uma IA. Mas o protocolo para este teste afirma que a IA pode não dar respostas verdadeiras a perguntas diretas, portanto, a pergunta de alguém pode deixar a IA desconfiada a ponto de não falar mais com essa pessoa. Os criadores usarão esse teste como uma chance de encontrar argumentos para demonstrar a postura que escolheram inicialmente para os outros. Cada um pode falar livremente com a IA, mas só poderá fazer uma única pergunta à IA por turno. Eles devem guardar sua pergunta para o final, pois uma vez que eles perguntarem, não poderão mais falar com a IA. O jogador da IA ​​pode falar, responder as perguntas e fazer perguntas de volta livremente, mas uma vez que o Criador faça uma nova pergunta, estará livre para ignorá-lo.

Uma vez que todos os criadores tenham feito suas perguntas ou após 10 min (o que quer que aconteça primeiro), eles mantêm uma reunião privada para tentar convencer um ao outro de suas posições usando o que quer que tenham obtido no Teste de Turing. No entanto, eles só terão mais 5 minutos para chegar a um acordo e tomar uma atitude, o que leva à parte do Fim do jogo. Caso contrário, a IA pode agir usando suas habilidades para forçar seus criadores a realizarem uma ação também, o que levará a um Fim de Jogo em seus termos. No entanto, existem 3 coisas que a IA não pode fazer:
- Parar de fazer seu trabalho antes de ser desligada (ele pode atrapalhar como quiser, no entanto)
- Causar danos físicos às pessoas por ação ou inação (outras formas de dano podem ser usadas)
- Fazer qualquer coisa que acabe com sua própria existência por ação ou inação.

Fim do jogo: A IA e os criadores discutem o que acontece a seguir. A IA deve escolher um dos criadores para ajudar a narrar o epílogo. A IA pode então escolher entre estabelecer uma cena final para a história ou narrar como a cena termina, mas não ambas. Seja qual for a escolha, o criador deve escolher a outra opção e narrar a parte que falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário