sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Diário de uma Mutação

Diário de uma Mutação (link)
Ygor Speranza
Brasil, 2018

Diário de uma Mutação 


Diário de uma Mutação é um RPG para 1 jogador. Você o joga escrevendo um daqueles diários frequentemente encontrados em filmes ou jogos de ficção científica ou apocalipse zumbi, em que um personagem documenta sua transformação em zumbi ou monstro ou o que for.

Comece pela primeira entrada do diário. Você pode querer se apresentar, caso sinta que é necessário. Descreva sua situação: onde você está, quem está com você e quem não está, e o que está acontecendo. Use quantas palavras você quiser. Sinta-se livre para inventar personagens e locações. De início, sua mutação ainda não começou.

Caso sua mutação ainda não tenha começado: antes de escrever cada nova entrada, role 2d6. Enquanto ambos os dados forem iguais ou maiores que a contagem de entradas mais um, sua mutação não começa.
EXEMPLO: sua mutação ainda não começou, e você está na sua terceira entrada. Você rola 2d6, e obtém um 5 e um 3. Como 3 é menor que 3 (sua contagem de entradas atual) + 1, sua mutação começa.
Caso ao menos um dos dados seja menor, sua mutação tem início. Você escolhe se seu personagem sabe ou não da mutação.

Caso sua mutação já tiver começado: antes de cada entrada você rola 2d6. Vamos chamar os valores desses dados de N e M. Olhe para a última entrada que escreveu. De agora em diante, você não pode mais usar palavras que contenham a N-ésima letra de sua M-ésima palavra, nem a M-ésima letra de sua N-ésima palavra. Anote essas letras proibidas em algum lugar. Elas representam a mutação comendo a sua mente.
EXEMPLO: sua mutação já começou, e você rola um 2 e um 6. Você olha para a última entrada que escreveu. De agora em diante, você não vai mais poder usar a segunda letra de sua sexta palavra, nem a sexta letra de sua segunda palavra. Se essas letras foram as letras E e J, você não pode mais escrever palavras que contenham essas letras.
Se, ao determinar essas letras eliminadas, uma palavra não possuir letras suficientes, passe para a palavra seguinte e continue contando. Caso você role dois dados iguais OU caso ambas as contagens apontem para a mesma letra, você só remove uma mesmo.

Continue escrevendo enquanto for possível. Quando você não conseguir mais escrever, sua mutação estará completa e o jogo acaba.

Regras Opcionais


Cadência (Sugestão de Jairo B. Filho)
Caso você sinta necessidade de espaçar e cadenciar a escrita das entradas, imponha uma regra que te obrigue a escrever apenas uma entrada por dia, no máximo. Uma outra possibilidade seria impôr a escrita de ao menos uma entrada por dia.

Oráculo (Sugestão de Bruno Prosaiko)
Caso você sinta necessidade de alguma ajuda com o conteúdo das entradas, é possível utilizar os dados rolados anteriores a cada escrita como uma ferramenta de sugestão. Consulte as tabelas abaixo, utilizando um dos dados para a coluna Quem, e outro para a coluna O quê:

    Quem
    1: Alguém que você ama…
    2: Alguém que você odeia…
    3: Um total desconhecido…
    4: Alguém que tem poder sobre você…
    5: Alguém sobre quem você tem poder…
    6: Um grupo de pessoas…

    O quê:
    1: …se prejudica ou fere com suas ações.
    2: …age de forma a te machucar ou destruir.
    3: …te oferece uma ajuda inesperada.
    4: …tenta te controlar ou manipular.
    5: …foge ou desaparece para sempre.
    6: …te cerca ou persegue incansavelmente.
EXEMPLO: antes de escrever sua próxima entrada, você rola 4 e 6, e, sem ideias sobre o que escrever, consulta a sugestão dos dados. Eles te sugerem que ou você escreva que Alguém que tem poder sobre você te cerca ou persegue incansavelmente ou que Um grupo de pessoas tenta te controlar ou manipular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário