quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rádio Sereia

Rádio Sereia
por Tadeu Rodrigues
Brasil, 2016


RÁDIO SEREIA


Uma larp sobre blefes, música e aleatoriedade
por Tadeu Rodrigues


A gente nunca sabe quando vai conseguir invadir uma frequência, nem quando vão nos derrubar. O importante, contudo, é aproveitar esse tempo que nos foi dado para falarmos o que achamos importante.

Rádio Sereia é um larp sobre os integrantes de uma rádio pirata. A proposta é de que, com auxílio de uma seleção de músicas contendo espaços em branco, os participantes criem a programação da rádio, sem nunca saber ao certo quando a sua frequência será cortada e a rádio cairá do ar.



O que precisamos? Em primeiro lugar, um grupo de pessoas dispostas a participar da experiência. Isso é o mais importante. Além disso, uma seleção de áudio (a sugestão fica por conta do http://freemusicarchive.org/, que contém músicas disponíveis para download sob a licença Creative Commons) que ficará tocando por todo o larp (e serve para marcar a duração dele também).

Para criar as personagens, primeiro cada jogador deverá dizer aos outros qual a sua função na rádio. “Eu sou responsável por notícias esportivas”, “Não existe uma novidade tecnológica que eu não esteja antenada”, “Apesar de oficialmente estar contratado como zelador do prédio onde a rádio funciona, eu sempre fui apaixonado por poesia, de modo que sempre me chamam para declamar alguma coisa no ar”. Esses são apenas alguns exemplos possíveis. Só pense em alguma coisa que faz com que sua personagem queira falar ao mundo, mesmo tendo que, para isso, dividir o tempo entre alguma outra profissão, que faz por meio de home office no próprio escritório da rádio. Aliás, chamar de escritório é um luxo para denominar o apartamento minúsculo que serve de sede para a Rádio Sereia.

Depois de falar o que sua personagem faz na rádio, faça uma rápida rodada com os outros participantes. Cada um deles dirá uma coisa sobre sua personagem. “Você é extremamente competente, embora seu senso de humor seja praticamente inexistente”, “Você adora flertar com seus/suas colegas de trabalho”, “O que seria da rádio sem você, sempre cuidando de nós?”... essas e muitas outras afirmações podem ser ditas sobre sua recém-criada personagem. Quando a rodada acabar, é a vez da próxima personagem.

Por último, escreva um objetivo. O que motiva alguém a se esforçar, com uma jornada dupla (às vezes tripla) de trabalho, numa atividade que, afinal de contas, é criminosa? “Meu pai, hoje muito debilitado, era um entusiasta do rádio amador antigamente. Faço isso hoje para trazer um sorriso no rosto dele”, “A verdade precisa ser dita, a qualquer custo. Não serei um refém dessa mídia manipuladora”, “Eu ainda irei interceptar uma mensagem de alienígenas. Estar por perto dessa turma que fica vasculhando sinais de rádio o dia todo é minha melhor chance para isso”... as possibilidades são muitas. Quando todos escreverem, embaralhem os objetivos e peguem um deles aleatoriamente. Assim que todos lerem, o jogo começa.

Enquanto tocam músicas, a rádio está em tempo “ocioso”. Aproveite para explorar a relação da sua personagem com os colegas de trabalho, elaborar pautas, adiantar aquele cartão de visitas que lhe contrataram para fazer a arte. A sugestão é de que a música corte com algum tipo de sirene, que avisa que uma frequência foi encontrada. Esse é o sinal de que a rádio entrará no ar (algo em torno de 30 segundos, o tempo da vinheta de abertura da rádio). Durante o tempo que estiverem no ar, transmitam a programação com toda a seriedade que só alguém que é apaixonado pelo que faz tem. Subitamente, um pequeno alarme mostra que sua frequência foi encontrada. Em mais ou menos 30 segundos, o sinal cairá novamente. É hora de se despedir do seu público e esperar pela próxima oportunidade.

A sugestão é de que o jogo dure em torno de 2 horas. Reserve um tempo para discutir sobre a experiência após o final.


Não sabe o que é larp?
O live action role-play é, ao mesmo tempo, um jogo, uma arte participativa e uma vivência de papéis. Nele, cada um dos envolvidos na experiência contribui para a criação de uma narrativa a partir de sua própria imaginação. Para saber mais, a sugestão é dar uma lida no Guia prático de larp, material desenvolvido por Luiz Falcão, disponível gratuitamente (http://www.nplarp.com.br/p/guia.html).

Rádio Sereia foi desenvolvido em conjunto com os participantes que atenderam ao Ciclo de Vivências em Jogos Narrativos, projeto desenvolvido junto ao SESC Sorocaba entre os meses de Setembro e Novembro de 2016. Os agradecimentos, certamente, vão para esses participantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário