quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A Tribo e os Três Tabus

A Tribo e os Três Tabus
por Guilherme Nascimento
Brasil, 2016

A Tribo e os Três Tabus
Um larp por Guilherme Nascimento

Etapas
1 - Definir os papéis;
2 - Criar e definir os 3 tabus;
3 - Criar e definir os poderes e deveres de cada papel;

Preparação
Sortear, definir em conjunto ou cada um decidir qual o seu papel na tribo
(não é permitido dois ou mais jogadores terem o mesmo papel, para evitar a
formação de grupos). Exemplos de papéis:

Cacique/Chefe
Pajé/Curandeiro
Caçador
Pescador
Coletor
Agricultor
Artesão
Construtor

Os participantes devem escolher quais são os três tabus da tribo, definidos em frases. Em seguida, cada participante anota em um papel uma frase que define o poder ou influência de um dos papéis na tribo e passa este papel para o jogador a sua direita. Depois, cada participante anota em um papel uma frase que define o dever ou restrição de um dos papéis na tribo e passa este papel para o jogador a sua esquerda. Os jogadores lêem seus poderes e proibições em segredo (só ele e o participante do lado sabe qual é seu poder/dever).

Objetivo
Descobrir qual membro da tribo quebrou um dos tabus, e, após decorrido o tempo de jogo (determinado pelo grupo), o cacique apontará quem quebrou o tabu, baseado no que foi discutido entre os membros da tribo e este será exilado.

OBS.: Os participantes devem ter atenção com os seus poderes e deveres. Caso um dos jogadores se manifeste e acabe tomando para si um poder que não lhe pertence, aquele que detem o poder deve se apresentar e dizer "não, só eu tenho poder sobre isso" e é ele quem deve tomar a decisão. Caso coincida de dois ou mais jogadores terem o mesmo poder, eles decidem em conjunto o que fazer. Nenhum dos participantes pode ser coajido a fazer algo que quebre o tabu da tribo ou seu próprio dever.


Este larp foi criado durante o Ciclo de Vivências em Jogos Narrativos, no Sesc Sorocaba, conduzido pelo pesquisador Tadeu Rodrigues Iuama, em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário