terça-feira, 1 de setembro de 2020

Piadas para escombros

Piadas para escombros
Vitor Soriano
Brasil, 2020

Piadas para escombros

Um larp por Vitor Soriano

Piadas para escombros é um larp simples e de poucas pretensões. Busca, à partir de trocas de piadas, de bom ou mal gosto, dar um momento de leveza para nossa vida agitada.
Penso que mais que um jogo de relações entre o indivíduo e a comédia, Piadas para escombros tem o potencial de criação de um ambiente seguro de forma colaborativa.
Os jogadores são convidados a experimentar uma fala sem compromisso, uma risada sem regra e um ambiente de compartilhamento de besteiras.

Preparativos

Antes do jogo começar os jogadores respondem uma simples pergunta em um pedaço de papel:

Qual o limite para o humor?

A partir das resposta será criada uma lista de assuntos para serem evitados, para que ninguém se sinta ofendido durante o jogo.

Para jogar você vai precisar de:

  • Uma turma de 3 ou mais jogadores: quanto mais melhor.
  • Um sala, onde os jogadores possam ficar a vontade com a exposição e suas besteiras.
  • Se possível um microfone, mesmo que seja imaginário.
  • Piadas
OBS.: Se o jogador se sentir inseguro em tentar guardar as piadas na cabeça não tem vergonha alguma levar um caderninho com algumas piadas preparadas, até os melhores comediantes usam disso. Ou pode ir no freestyle mesmo.

O Jogo

Alguns amigos comediantes (entender comediantes como os jogadores) decidem se encontrar bar que lançou suas carreiras. O bar está largado, não tem ninguém e o dono falou que hoje será o último dia de funcionamento deixando a chave com eles para que assim que terminarem deixar a grana que consumiram no balcão e apagar a luz.
Com saudosismo do início da carreira e saber da triste notícia de que o bar vai ser fechado um dos comediantes se coloca na frente do palco virado para os amigos e conta uma piada.
Encontre um lugar no espaço em que está rolando o jogo onde você diria que é um palco.
Forma-se um círculo e os comediantes, um por vez, se levantam e contam suas piadas. Assim que termina (deve ser dado o devido tempo para risadas ou para o silêncio), o comediante senta e o próximo levanta para contar outra piada, não existe ordem correta, e se por acaso alguém não quiser contar piada não tem problema.
O jogo acaba quando as piadas se esgotam. Quando isso acontece um comediante se levanta e ofende o bar (use sua criatividade), os comediantes saem e apagam a luz.



> imagem do post: Carlos Delgado, Empty stage for a stand-up comedy show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário