quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PONTO DE ÔNIBUS

Bus Stop (link)
por Lila Clairence
França, 2013
Tradução Tadeu Rodrigues Iuama

Esse jogo curto é sobre um encontro de pessoas num ponto de ônibus, e o começo de uma amizade.

É um jogo alto astral para 3 a 5 jogadores, que dura menos de duas horas, contando com os workshops.

Esse larp é realmente fácil de organizar e jogar.


- PONTO DE ÔNIBUS -

um jogo de Lila Clairence

Dedicatória

As primeiras ideias deste jogo foram configuradas durante um workshop durante o Live Action Pocket Play liderado por Tomas V. Morkrid no Knutepunkt 2013. Então eu o dedico ao Tomas, mas também e especialmente à Amanda e à Taisa, que compartilhavam meus pensamentos naquele dia.

Prólogo

Este jogo é sobre amizade. O ponto de ônibus é uma desculpa. Existem sete cenas neste jogo. As seis primeiras cenas são sobre um grupo de pessoas que se encontram na parada de ônibus, na noite de sexta-feira, com um intervalo de uma semana. Eles não se conhecem. Talvez durante a primeira cena, eles nem sequer se percebem. Mas na última cena, que acontece cinco anos depois, eles vão comemorar essa parada de ônibus. Este jogo é sobre o amor. E a falta de alimentar o amor na vida das pessoas. É um jogo para se sentir bem.


Workshop de criação de personagens

Construção de equipes e confiança
  • As pessoas andam dizendo "Olá" uns aos outros. Então apertando as mãos. Então abraçando.
  • As pessoas fazem um círculo se olhando nos olhos. Um deles vai no meio e fica parado, virando-se, ainda olhando uns aos outros nos olhos. Quando ele fizer uma volta, o jogador pode fazê-la novamente, abrindo os braços.
  • O jogo sims: um dos jogadores tem que contar aos outros uma história engraçada, SEM DIZER PALAVRAS REAIS, usando um idioma sem nexo. No final da história, todos os jogadores têm que rir juntos.

Os personagens
  • Se você está em um apartamento / quarto mobiliado: as pessoas têm que se sentar da maneira que seus personagens o fariam. Você tem tempo para fazer isso. Não se apresse. Tire um tempo para descobrir o tipo de assentos para pessoas assim. Esse personagem é jogável por todo o jogo? Pense no personagem de acordo com este exercício. Se você estiver fora: faça o mesmo com uma caminhada.
  • Escolha um nome. Para este jogo, o grupo pode decidir manter seus nomes reais.
  • Apresente seu personagem para os outros.
  • Faça uma rodada para cada personagem, durante o qual cada jogador pode fazer uma pergunta. Exemplos: O que X mais gosta da vida? Por que X está à espera do ônibus? O que o X faz para viver?
  • Segunda rodada: pergunte ao grupo o que seu personagem gosta / odeia sobre cada personagem. Exemplos: o que meu personagem ama sobre X é que ele é um bom ouvinte. O que meu personagem odeia sobre o X é que ele não pode segurar-se para limpar meu quarto quando ele passa dois dias na minha casa.

As pré-cenas: essas cenas ocorrem logo após as primeiras cenas. Eles são amigos, e eles não precisam provar nada um para o outro. Essas cenas devem ser simples; são úteis para definir as interações naturais entre os personagens. Não crie eventos incríveis; não é o objetivo do jogo. Por exemplo:
  • A espera: o grupo se encontra na casa de algum personagem. Ele está esperando que os outros venham, e eles chegam um a um. Esta é uma cena muito casual e relaxada. Você não precisa fazer grandes eventos, o assunto aqui é ver os outros ao vivo e interagir com cada um deles. A cena pára depois que o último entra, um personagem dizendo: "Ok, então, o que vocês querem fazer?”
  • O aniversário: este é o aniversário de um dos personagens, e os outros prepararam uma grande festa surpresa para ele, lá fora. Eles se encontram em seu apartamento e eles têm que fazê-lo sair, mas sem estragá-lo a surpresa. A cena pára quando o grupo sai.

Regras


Uma cena começa quando alguém começa a esperar o ônibus. Para quando o ônibus chega. Os jogadores decidem quando o ônibus chega. É um jogo colaborativo. Quando alguém propõe algo, os outros jogadores devem aceitá-lo. Não apresse a amizade, cadencie o seu jogo, deixe a reunião acontecer.
Se eles não são os melhores amigos do mundo no final das cinco cenas, não importa. Eles serão na sexta, não importa o que aconteceu antes.

As cenas


  • Cena 1: os jogadores não podem conversar durante esta cena. Eles não têm permissão para fazer mímica. Essa cena pode ser estranha.
  • Cena 2: está chovendo
  • Cena 3: o ônibus está atrasado
  • Cena 4: Um homem e uma mulher apenas tiveram uma briga e um dos personagens os separou. O homem golpeou o personagem no rosto. Outro personagem viu o acontecimento. Esses dois personagens já estão no ponto de ônibus quando a cena começa.
  • Cena 5: um dos personagens não está aqui. Ele / ela pode vir no final da cena. Ou não.
  • Cena 6: Cena livre
  • Cena 7: Cinco anos depois ... Eles celebram o ponto de ônibus.

As duas últimas cenas podem ser orientadas pelo mestre do jogo (ou pelo grupo se não houver mestre de jogo) de acordo com o que aconteceu nas outras cenas. Mas sempre deve ser realista e reunir os personagens.

Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário