sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O Fim de Agosto

O Fim de Agosto
por Tadeu Rodrigues
Brasil, 2016

O FIM DE AGOSTO


Uma narrativa sobre desaparecimentos, pistas e calendários
por Tadeu Rodrigues

Nas últimas reuniões da família dos meses do ano, Agosto não tem comparecido. Por vezes, Abril mentiu sobre seu paradeiro, mas agora os irmãos estão convencidos que ele sumiu. Decidiram marcar uma reunião extraordinária para juntarem pistas e dessa maneira tentarem descobrir o paradeiro do irmão desaparecido, para então informarem seus pais sobre o ocorrido.



O fim de Agosto é um larp. Portanto, é uma arte participativa, onde cada um dos envolvidos na experiência contribui para a criação de uma narrativa a partir de sua própria imaginação. Nesse jogo, até 11 pessoas podem participar.

Para iniciar, dois elementos são necessários:

    • Um mês para cada participante (que pode ser sorteado, votado ou escolhido de qualquer maneira) – essa será a sua personagem durante o larp;
    • Cada participante pensa (antes do jogo começar ou durante o larp) em uma pista. A pista sobre o paradeiro de Agosto será tomada como verdadeira, e os outros não poderão contesta-la.

O objetivo, com isso, é que os meses se reúnam, compartilhem suas pistas, e tentem formar, com isso, uma história coerente que explique o paradeiro do irmão desaparecido. Não se preocupem em somente falar as pistas: fale e aja como você imagina que o seu mês o faria, e também ocupe o tempo do larp interagindo com os outros irmãos, tentando ligar as pistas, expondo o que você pensa sobre Agosto. Enfim, tenha em mente que, apesar do sumiço do irmão pautar o jogo, trata-se de uma reunião de família, com todas as idiossincrasias ali contidas.

REGRA OPCIONAL: Contra o relógio!
Seus pais estão para chegar! A justificativa deverá ser tramada durante o período de tempo que falta até eles chegarem. Regule um alarme para diferentes tempos: 10 minutos, 5 minutos, entre outros. Quando o alarme tocar, o jogo acaba.

O fim de Agosto foi elaborado a partir de experiências do autor com outro larp, Calendário, de autoria de Caue Reigota. Após perder a carta que marcava o mês de Agosto para a seleção dos participantes, pensamos o que teria acontecido com Agosto. Desenvolvido em conjunto com os participantes que atenderam o Ciclo de Vivências em Jogos Narrativos, projeto desenvolvido por mim junto ao Sesc Sorocaba entre os meses de Setembro e Novembro de 2016. Os agradecimentos, certamente, vão para esses participantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário