segunda-feira, 7 de abril de 2014

Jesus Cristo Cupcake

Jesus Cristo Cupcake (link)
Luiz Prado
Brasil, 2014


Jesus Cristo Cupcake é um larp sobre descrença e o século 21. Um dos personagens encontrou o Messias e recebeu um chamado. O outro vai ouvir em primeira mão o testemunho dessa revelação. Do encontro, surgem nossas ideias e questões sobre fé, crença, espiritualidade e o tempo em que vivemos.

Jesus Cristo Cupcake

um larp sobre descrença e século 21 por Luiz Prado

Jesus Cristo Cupcake é um larp para 2 pessoas, com duração sugerida de até 15 minutos. Um dos participantes representará um personagem ocupado em alguma atividade breve. Coisas como lavar a louça, tomar um café, fumar um cigarro, esperar o ônibus, caminhar até o restaurante, intervalo do trabalho. A atividade não deve ultrapassar 15 minutos e precisa ser efetivamente realizada durante o larp.

O outro participante viverá um personagem que revela ao primeiro ter tido um encontro com Jesus Cristo, no qual foi chamado para ser um de seus apóstolos. Por algum motivo, ele tem convicção de que esteve com o Senhor, mas ainda não decidiu se aceita a proposta. Essa é a primeira vez em que fala sobre tudo isso.

Antes da representação os participantes, individualmente, refletem sobre as seguintes questões sobre si mesmos:

– Qual é sua relação com o divino?
– Qual é sua relação com o cristianismo?
– O que seria necessário para alguém convencê-lo de que é Jesus Cristo?
– Como a comprovação da existência do filho de Deus atuaria em você e em suas crenças?

Em seguida, é o momento de escolher os papéis. Se você viverá o personagem que encontrou-se com Cristo, pense nas circunstâncias desse evento. Algumas sugestões:

– Como Jesus contatou você? Onde?
– Como você foi convencido de que era mesmo Jesus?
– Como Ele é?

Depois disso, estabeleçam juntos algumas bases para a representação, a partir das perguntas abaixo:

– Qual é a relação entre os personagens?
– Qual é a religião/crença de cada um?
– Qual é a ocupação de cada um?
– Onde vocês estão? Qual atividade está sendo realizada?

Quando a atividade estipulada acabar – fim da cerveja, plantas regadas, lista de compras completa – o personagem que recebeu a notícia do encontro deve perguntar “vamos mudar de assunto?”.

Esse é o fim do larp. Conversem sobre a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário