domingo, 5 de julho de 2020

Falha trágica

Falha trágica (link)
Coral Amarelo
Brasil, 2020



Falha trágica é um laog (live action online game), um jogo de criação/contação/vivência de histórias, para ser jogado por plataformas de conversação online. Nele, os jogadores deverão representar personagens, agindo, falando e se comportando como tal. Essa proposta serve de pontapé, de ponto de partida, para que os jogadores desenvolvam suas próprias histórias.

A narrativa é sobre  um grupo de criminosos que são contratados por um chefão do crime para que realizem um assalto a banco. Sem se conhecerem previamente, os personagens deverão se reunir para discutir os planos do crime.


FALHA TRÁGICA

Um laog por Coral

Falha trágica é um laog (live action online game), um jogo de criação/contação/vivência de histórias, para ser jogado por plataformas de conversação online. Nele, os jogadores deverão representar personagens, agindo, falando e se comportando como tal. Essa proposta serve de pontapé, de ponto de partida para que os jogadores desenvolvam suas próprias histórias.

Pré-jogo

Falha trágica é sobre a história de um grupo de criminosos que são contratados por um chefão do crime para que realizem um assalto a banco. Sem se conhecerem previamente, os personagens deverão se reunir. O que precisamos para jogar Falha trágica?
  • Um grupo de pessoas
  • Acesso a um aplicativo de reuniões online (Zoom, Hangouts, Skype ou similar)
  • Acesso a um aplicativo de troca de mensagens (WhatsApp, Telegram ou similar)
  • Cerca de 90 minutos

Primeira Reunião

Nessa reunião, os personagens deverão se apresentar e bolar um plano. Ela deverá ocorrer, SEM ATRASOS, em 40 minutos (o chefão espera o relatório ao final disso), e será composta por 3 fases:
  1. Os personagens se apresentam. Nenhum deles se conhece previamente, e o chefão recomendou que suas identidades sejam mantidas em sigilo. Cada um, em ordem, apresenta suas habilidades e possíveis funções no crime. Ele deverá adotar a alcunha de um número (o primeiro a falar se nomeia como 01, o segundo a falar como 02, e assim por diante);
  2. Hora de traçar um plano. Como será feito o assalto? Quando? O que será assaltado? Quem será responsável pelo que? Onde o crime irá ocorrer?
  3. Rota de fuga. Como os personagens irão escapar?

Interlúdio

Assim que a reunião terminar, cada jogador deverá mandar uma mensagem privada para o jogador subsequente (o 01 manda mensagem para o 02 e assim por diante, sendo que o último jogador mandará a mensagem para o primeiro). A mensagem deverá ser sucinta, e sem maiores explicações: “Eu achei melhor te avisar que esse roubo, na verdade, é __”. Cada jogador deverá, com sua própria criatividade, completar essa chave com aquilo que achar pertinente. Esse roubo, na verdade, é uma distração para que o governo aplique um golpe. Esse roubo, na verdade, é uma busca por artefatos alienígenas. Esse roubo, na verdade, é parte de um plano para a instituição de uma nova religião dominante no mundo. Esse roubo, na verdade, é uma cilada para nos pegar de calça curta. Enfim, usem a criatividade. Aproveitem para tomar uma água, que dentro de 5 minutos, uma segunda reunião online deverá ser aberta.

Segunda Reunião

Essa reunião ocorre depois do assalto. Algo deu errado. Muito errado. Mais uma vez em seus respectivos refúgios, em relativa segurança, os criminosos deverão discutir sobre o que aconteceu e chegar em uma desculpa plausível. Dentro de 40 minutos (o tempo limite da segunda reunião), o chefão espera uma explicação sobre o que aconteceu. É hora de lavar a roupa suja, entender melhor o que aconteceu no corre-corre, apontar os culpados e, acima de tudo, chegar num consenso de explicação. Afinal, o chefão é perigoso e, caso ele sinta que a culpa é do grupo de criminosos, a cabeça de todos estará a prêmio.

Pós-jogo

Já fora de seus personagens, os jogadores deverão discutir sobre a experiência. Como deverão fazer isso? Por meio de uma nova reunião do aplicativo, cada um deverá expor suas impressões de como o assalto foi impedido (seja pela polícia, seja pela própria incompetência do grupo, seja pela intervenção de algum fator externo ou outras possibilidades). Por último, cada jogador deverá fazer um monólogo descrevendo o destino de seu personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário