quarta-feira, 29 de abril de 2020

Presente de Despedida

Presente de Despedida (link)
Cecília Reis
Brasil, 2020


Presente de Despedida


Ritual de Luto pelas Vitimas do Covid-19

===== Porque é importante: o luto sem alvo específico tem potencial de permanecer e causar angústia perniciosa, paralisante. Precisamos perceber essa angústia como a necessidade de se fazer algo, e para isso o ritual vem não como um apagamento da dor, mas um direcionamento dela para um esforço construtivo, para trocar a sensação dolorosa de impotência por criatividade para pensar nos próximos passos.

===== O que você precisa: 
Material de arte à sua escolha
Vela
Um tempinho do seu dia.


===== Como fazer: 
Acenda uma vela.
Com disposição calma e sem pressa, trabalhar o material em um produto que poderia ser presenteado. Pode ser origami, um doce gostoso, uma pintura, um bordado. O importante é que seja feito de uma vez, sem pausas.
Ao trabalhar, pense na pessoa da qual você se despede - pode ser o coletivo, pode ser alguém em específico, pode ser uma pessoa-símbolo para representar um conjunto. Pense no que gostaria de dizer para ela, o que você gostaria que fosse diferente. Se a emoção vier, chore, fique com raiva, sinta o que seu corpo exigir na hora.
Trabalhe até sentir cansaço, seja físico ou psicológico. Quando terminar, separe esse produto junto da vela, agora apagada, e deixe num local seguro. Vá descansar.
Sempre que a angústia ficar forte pelo mesmo luto, acenda a vela, observe seu trabalho, e depois vá descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário