segunda-feira, 30 de março de 2020

Nature Boy (estranho, encantador rapaz)

Nature Boy (estranho, encantador rapaz) (link)
Dino Machado
Brasil, 2010

Um dos participantes será uma pessoa séria, preocupada com questões objetivas da vida. Ele pode ter uma posição importante na sociedade - pode ser um médico, um líder religioso, um político. (...) O outro será uma pessoa jovem, estranha e encantadora. Um sonhador solitário que vive em um mundo que só existe no interior de sua própria mente, um mundo mágico, um mundo de sonhos e fantasia.

Um larp para dois jogadores inspirado pela música Nature Boy e pela história do Pequeno Príncipe e criado durante o isolamento social.


Nature Boy (estranho, encantador rapaz)


um enredo para dois jogadores



Os personagens - - - - -

Um dos participantes será uma pessoa séria, preocupada com questões objetivas da vida. Ele pode ter uma posição importante na sociedade - pode ser um médico, um líder religioso, um político. É alguém que estudou, que acompanha as notícias e que costuma ser de alguma forma responsável por um conjunto de vidas, por um grupo social, por uma comunidade. Este personagem é sempre muito educado e polido, e nunca se exalta.

Responsável e atarefado, este personagem esqueceu-se de si mesmo, deixando de lado a reflexão sobre suas emoções, desejos e vontades. De modo geral, ele está sempre pensando em suas responsabilidades, demandas, e no bem dessas pessoas que, de alguma forma, estão sobre seu cuidado.

O outro será uma pessoa jovem, estranha e encantadora. Um sonhador solitário que vive em um mundo que só existe no interior de sua própria mente, um mundo mágico, um mundo de sonhos e fantasia. É alguém que, mesmo muito jovem, empreendeu uma longa viagem. Este personagem tem um jeito ingênuo e inocente e vê o mundo com um certo encantamento, mas nunca se exalta.

Autocentrado e livre, este personagem procura respostas sobre a vida, mas é incapaz de encontrá-las nas formulações já instituídas em manuais, filosofias ou na ciência. De modo geral, falar sobre suas experiências - e sobre as experiências de quem ele encontra em suas viagens - é a única forma que ele reconhece de empreender essa busca.


O encontro - - - - -

Mas a pessoa séria se encontra sozinha, isolada, longe dos seus afazeres cotidianos que a ocupam e lhe dão propósito na vida. Neste momento de profunda solidão, ele recebe a visita da pessoa jovem.

Se a pessoa séria estiver em casa, ou qualquer que seja o ambiente, a pessoa jovem simplesmente aparecerá. A pessoa séria não vai reagir de maneira abrupta, com susto ou aversão (este é um larp sobre aceitação e maravilhamento), mas com curiosidade.

A pessoa jovem vai explicar como chegou ali - e a história pode ser completamente estapafúrdia, como em um sonho - e se apresentar, sem assumir nenhum nome. Ele pode ser "o viajante", "um príncipe", "um artista"...

A pessoa séria vai se apresentar também, sem dizer seu nome. Ela vai se definir por sua ocupação. Ele pode ser "um político", "um pastor", um "médico"... E então, vai acolher seu visitante, oferecendo um chá, um copo de água, uma refeição, um casaco... o que tiver à mão.


O jogo - - - - -

Uma vez apresentados e reunidos, a pessoa jovem irá dizer como é e porque deixou o seu lar. Havia um problema ali, e ela empreendeu essa viagem para descobrir como resolvê-lo. Pode ser um problema objetivo ou subjetivo: algo quebrou, a comida acabou, sua flor morreu, sentia-se muito solitário, não conseguia fazer amigos...

A pessoa séria também descreverá seu lar, sua ocupação e o motivo de seu isolamento. Pode ser um afastamento por doença, uma crise em sua ocupação que lhe forçou a tornar-se recluso, um acidente, uma quarentena...

A partir daí, a pessoa jovem narrará suas viagens. Uma de cada vez. Ela contará sobre os lugares e pessoas que conheceu, dirá que não os compreendeu e pedirá que a pessoa séria esclareça essas passagens.

Durante todo o diálogo, a pessoa jovem deve contar narrativas oníricas, absurdas, que pareçam sonhos ou devaneios infantis. Mas cada uma das histórias pode ser uma caricatura da realidade: um presidente psicopata; um empresário que só pensa nos lucros e desdenha da vida das pessoas; um médico que só está interessado no pagamento e despreza seus pacientes; um casal que vive junto, mas não dialoga ou está sempre brigando...

A pessoa séria deverá empreender o esforço de tentar explicar ou comentar, de maneira objetiva e responsável, os acontecimentos que a pessoa jovem lhe narra.

É importante que cada uma das pessoas não compreenda a perspectiva da outra - pelo menos não integralmente - mas respeite suas narrativas e comentários, sempre tentando acolhê-los de maneira respeitosa.

A princípio, recomenda-se que a pessoa jovem conte pelo menos 3 histórias sobre sua viagem - e a pessoa séria tente estabelecer paralelos racionais, baseados na experiência do mundo real ou em teorias diversas. Mas se o jogo fluir bem nessa parte, os jogadores podem estendê-lo por quantas narrativas - e quanto tempo - desejarem.


A despedida - - - - -

Antes de partir, a pessoa jovem pode perguntar à pessoa séria como ela acha que seu problema pode ser resolvido. A pessoa séria deverá procurar respondê-la, sempre, de maneira responsável e madura, na medida do possível, dentro do que ela entende por normalidade, mas respeitando o mundo onírico de seu visitante.

Satisfeito com a solução ou não, a pessoa jovem deve explicar que precisa ir embora e contar como fará isso com uma solução tão insólita quanto sua chegada. A partir daí, deve levantar-se e deixar o ambiente que divide com sua companhia.

A pessoa séria deve usar esse momento para refletir sobre o que ela aprendeu com esse encontro.




um rapaz
estranho, encantador rapaz
ouvi que andara a viajar, viajar
toda a terra e o mar

menino só
tímido
mas sábio de mais

eis que uma vez
num dia mágico o encontrei
e ao conversarmos lhe falei
sobre os reis, sobre as leis
e a dor

e ele ensinou
nada é maior
que dar amor
e receber de volta amor



* as imagens deste post foram extraídas do filme O Pequeno Príncipe, de 2015, com direção de Mark Osborne - e foram criadas por talentosos animadores.

* os vídeos correspondem a três versões da música Nature Boy - existem outras e eu recomendo que você ouça todas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário