domingo, 22 de março de 2020

Nada Importante Aconteceu Ontem

Nothing Important Happened Yesterday (link)
por Tadeu Rodrigues Iuama
criado para a Social Distancing Larp Jam
Brasil, 2020
Tradução Luiz Falcão


O mundo como o conhecemos terminou ontem.  Uma pandemia, uma hecatombe nuclear, uma invasão alienígena, um apocalipse zumbi, uma crise do aquecimento global - não importa.  O que importa é que aconteceu ontem e, de alguma forma, você conseguiu sobreviver.  Você também encontrou uma maneira de conectar-se com outros sobreviventes - onde quer que estejam.  Entocado, você sabe que sair de onde você está é o equivalente ao suicídio.

NIAO é um jogo desenvolvido para ser usado com aplicativos de mensagens instantâneas - WhatsApp (o mais popular aqui no Brasil), Telegram ou qualquer outro que permita que chamadas de vídeo e áudio sejam feitas via celular. Se o aplicativo permite que mais de duas pessoas se comuniquem simultaneamente, este jogo pode ser jogado por mais de duas pessoas. 

NIAO é dividido em cenas, que devem ser jogadas em dias diferentes durante o período de distanciamento social.

Nada Importante Aconteceu Ontem

Um larp de distanciamento social por Tadeu Rodrigues

Nada Importante Aconteceu Ontem (NIAO) é um larp para 2+ jogadores fisicamente isolados. Foi desenvolvido durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19 e faz parte da Social Distancing LARP Jam . A origem do título é a suposta entrada do diário pelo rei George III em 4 de julho de 1776: "nada de importante aconteceu hoje".

O mundo como o conhecemos terminou ontem. Uma pandemia, uma hecatombe nuclear, uma invasão alienígena, um apocalipse zumbi, uma crise do aquecimento global - isso não importa. O que importa é que aconteceu ONTEM e, de alguma forma, você conseguiu sobreviver. Você também encontrou uma maneira de se conectar com outros sobreviventes - onde quer que estejam. Entocado, você sabe que sair de onde você está é o equivalente a suicídio.

NIAO é um jogo desenvolvido para ser usado com aplicativos de mensagens instantâneas - WhatsApp (o mais popular aqui no Brasil), Telegram ou qualquer outro que permita que chamadas de vídeo e áudio sejam feitas via celular. Se o aplicativo permitir que mais de duas pessoas se comuniquem simultaneamente, esse jogo pode ser jogado por mais de duas pessoas. É dividido em cenas, que devem ser jogadas em dias diferentes durante o período de distanciamento social.

Cena 1: Dia 1 - Desespero

No escuro, os jogadores devem ligar a câmera frontal de seus dispositivos e iniciar uma vídeo chamada. A intenção é que a imagem fique escura, talvez apenas permitindo nuances de iluminação (luar, alguma luz artificial que penetra pela janela). Nesta cena, os jogadores, recém-sobreviventes, terão que falar sobre a catástrofe do dia anterior. Criem esse cenário juntos. Essa conversa deve durar o tempo que vocês precisarem. Quando um de vocês achar que é hora de terminar a conversa, diga algo como "Preciso ir, porque ainda não descobri o que vou comer" ou "Preciso ir, porque ouvi um barulho estranho". Se o outro jogador não tem mais nada a acrescentar à conversa, os dois se despedem, desejando boa sorte um ao outro.

Cena 2: Dia XX - Espera

Com as câmeras traseiras e os flashes ligados, os jogadores devem iniciar uma vídeo chamada. A câmera deve ser fixada em alguma direção da sala em que o jogador está, sem que o jogador apareça na imagem. Cada jogador deve estar executando alguma tarefa corriqueira: preparar uma refeição, fazer as unhas, ou algo assim. Durante essa cena, os personagens, entediados, conversam sobre quem são, o que fizeram antes da catástrofe e o que fizeram para manterem-se vivos. Construam os dois personagens juntos. Espera-se que a chamada dure tanto quanto as tarefas comuns de ambos. Quando vocês dois terminarem o que se propuseram a fazer, digam adeus. Desta vez, não há necessidade de desejarem boa sorte.

Cena 3: Dia XXX - Esperança

Câmeras frontais, em uma sala iluminada. Música. Vista-se como seu personagem. É hora de ligar para seu companheiro de longa data. Nesta vídeo chamada, o objetivo é discutir os últimos detalhes do plano que vocês estão elaborando há tanto tempo para que possam se encontrar. Mas a ligação tem uma duração incerta: termina quando algo distrai um dos participantes. Diga adeus pela última vez, desejando boa sorte um ao outro.

Modos de jogo alternativos

A verdade é que não sabemos quanto tempo será o período de distanciamento social. Então, pensei em alguns modos de jogo alternativos, para aumentar a rejogabilidade do larp.

Alternativa 1: Perto de casa

Esqueça o apocalipse. Não foi o mundo que acabou. Foi o SEU mundo. Algo que foi muito importante para ambos os personagens se foi. Alguém que vocês amam muito se foi? A empresa que vocês começaram juntos na universidade faliu? Na primeira cena, construam essa tragédia juntos. Na segunda cena, descubram como vocês estão lidando com isso. Na terceira cena, aprendam como vocês superarão isso.

Alternativa 2: Sofrência

Jogue como o modo normal, mas inverta o clima das cenas. Na primeira cena, você está esperançoso por ter sobrevivido. A segunda cena tem menos entusiasmo que a primeira, já que a euforia da sobrevivência deu lugar ao tédio da vida cotidiana. Na última cena, a escassez de recursos e a impossibilidade de escapar deste esconderijo - que acabou sendo uma prisão - dão o tom. O fim parece inevitável e iminente. Comece com as luzes acesas e, quando apropriado, continue a videochamada até a hora de desligar, abruptamente.
NOTA IMPORTANTE: Não considero apropriado ou relevante jogar este modo no período de estresse emocional durante o distanciamento social.

Fique seguro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário